Blog

Como cuidar de roupas de inverno

Os dias frios estão chegando e com eles, a necessidade de tirar as roupas de inverno do armário. A maioria das pessoas acreditam que essa estação é uma das mais estilosas, especialmente por causa da elegância das peças usadas nessa época. Porém, é preciso ter cuidado para que seus casacos, blusas e jaquetas se mantenham em perfeito estado. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre como cuidar de roupas de inverno.

Antes de usar

A primeira coisa que você deve fazer é retirar as peças do armário para deixá-las ventilar. Aproveite esse momento para verificar se elas estão manchadas, sujas ou com mal odor. Se sim, leve-as para lavar.

Como lavar

Uma das primeiras coisas que você deve saber sobre como cuidar de roupas de inverno é que cada uma delas deve ser cuidada de uma forma diferente. Por esse motivo você sempre precisa conferir as recomendações existentes nas etiquetas das peças. Mas, no geral, os tecidos devem ser limpos das seguintes formas:

Moletom: O ideal é utilizar sabão neutro e evitar produtos com cloro. Apesar de poder ir na máquina de lavar, não é aconselhável que os moletons sejam colocados em secadoras, pois elas podem encolher a peça. Por isso, prefira estender em um varal.

Casacos de inverno: normalmente é aconselhável que eles sejam levados à uma lavanderia especializada. Porém, se a etiqueta permitir o uso da máquina de lavar, a principal dica é não misturá-los com outras peças. Dessa forma você evita o aparecimento de bolinhas no tecido. Na hora de secar, coloque o casaco em um cabide e leve-o ao varal.

Couro e camurça: peças feitas com esses materiais devem ser limpas com uma esponja umedecida em uma solução de água com detergente neutro. Em seguida, passe um pano umedecido com água e, por último, uma flanela seca. Depois, basta deixar o item secar totalmente à sombra.

: roupas de lã normalmente podem ser lavadas na máquina, mas para isso, use produtos específicos e utilize o modo suave. Nesse caso, o ideal é colocá-las dentro de sacos próprios para esse uso ou em fronhas de travesseiro, para evitar bolinhas. Se preferir lavar à mão, mergulhe a peça em um balde com água e sabão neutro. Aperte a roupa diversas vezes, evitando esfregá-la. Em seguida, enxague e repita o processo, mas dessa vez, utilize amaciante ou vinagre branco. Enxágue novamente e retire o excesso de água com uma toalha branca. Na hora de secar, não utilize a secadora. Apenas estenda a peça na horizontal, sobre uma toalha, para não deformá-la.

Dica extra: na hora de pendurar, intercale peças leves e pesadas. Dessa forma, o ar circula melhor e as roupas secam com maior rapidez. Além disso, procure não encher o varal ou deixar que as peças se encostem.

Como guardar?

A primeira coisa que você deve fazer é retirar as peças do armário para deixá-las ventilar. Aproveite esse momento para verificar se elas estão manchadas, sujas ou com mal odor. Se sim, leve-as para lavar.

Após o inverno

Quer saber como cuidar de roupas de inverno quando os dias frios passam? A primeira dica é lavar as peças e deixá-las secar completamente antes de guardar. Você também deve tirá-las do armário uma vez por mês para que possam arejar. E se preferir, pode armazená-las em sacos herméticos ou de algodão escuro.

Voltar