Blog

Aprenda a combinar as cores e não erre mais na hora de se vestir

A vida é feita de cores; o mundo é feito de cores! Saber combinar as cores é parte fundamental para se vestir bem.

As cores têm que estar relacionadas de maneira correta. Para isso, existem três esquemas de cores básicas: Adjacentes, Complementares e “Grupos de três”. É importante também saber o que são cores primárias, secundárias, neutras, quentes e frias.

E com o auxílio do circulo cromático, que apresenta as cores básicas e suas relações e com a tabela de combinações você não errará mais na hora de combinar suas roupas! Vamos aprender?

Cores Primárias

São aquelas cores que dão origem a todas as outras. São elas o amarelo, o vermelho e o azul.

Cores Secundárias

São aquelas formadas pela mistura de duas cores primárias.

Complementares

São um par de cores formado por uma cor secundária e a cor primária que não foi usada para formá-la. Por exemplo: Se para fazer o verde se usa amarelo e azul, então a complementar do verde será a outra cor primária, ou seja, o vermelho.

Quentes e frias

As cores quentes são aquelas cores que transmitem a sensação de calor. As cores que associamos ao fogo, ao sol, ao deserto, o verão. Já as cores frias nos transmitem a sensação de frio e nos lembram o gelo, o inverno.

Como combinar cores complementares

São aquelas que estão diretamente relacionas na roda das cores. Isso cria um contraste vivo em uma roupa, como por exemplo, o carmesim se destaca quando combinada ao verde. Veja no círculo abaixo:

Como combinar cores adjacentes

Cores que ficam uma ao lado da outra na roda de cores. Elas se harmonizam uma vez que cada um delas contém um pouco da mesma cor. Um exemplo seria calça azul, uma camisa azul-verde e um suéter roxo. Cores adjacentes incluem cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) e cores frias (verde, azul, violeta). Selecione duas cores quentes, com uma fria ou duas frias com uma quente para criar uma harmonia dinâmica. Exemplo: terno azul-marinho, camisa azul clara e acessório vermelho.

Veja no círculo abaixo:

Como combinar ``grupos de três``

São equidistantes entre si na roda de cores. Isso cria uma forma mais equilibrada de contraste. Veja no círculo abaixo:

Como combinar cores neutras

Tons de branco, preto, cinza ou bege. Combinam com todas as cores, ou podem ser usadas ​​em conjunto. Calças cáqui, camisa branca e um suéter cinza, criam um conjunto composto de todas as cores neutras. Juntas, as cores neutras não criam um aspecto dinâmico, mas são sofisticadas.

Preto, branco, cinza, e marrom não são cores separadas na roda de cores, mas são criadas a partir de diferentes porcentagens de vermelho, amarelo e azul.

Tabela de combinações

Agora ficou bem mais fácil combinar as cores, certo? E esta relação das cores vale também para os acessórios. É muito importante saber combinar as cores e contrastar a cor do sapato, ou da bolsa ou do cinto, com o restante da roupa, para sair de combinações óbvias e com pouca criatividade, mas também não parecer um arco-íris no meio da rua!

Fonte: Cristiane Barros

Voltar